Loading...
Segundo as palavras do Dr. Bernard Bricot, cirurgião ortopédico francês  e considerado como o pai da Posturologia, podemos dizer que Posturologia é o estudo do sistema postural, sistema esse que permite à pessoa se equilibrar e se situar no espaço. O seu campo de estudo são as disfunções ao nível dos captores sensitivos que têm como consequências alterações sobre o  sistema propriocetivo (intra e exteroceptivo) originando uma tendência para posturas e alterações no padrão do movimento.
198706_ext_arquivo
O sistema postural é um sistema complexo que envolve diferentes estruturas do sistema nervoso central e periférico que estão em constante adaptação ao meio exterior. O método de trabalho em Posturologia é baseado em encontrar desequilíbrios a nível estrutural e biomecânico através de uma série de testes diferenciados focados nos principais captores da informação exterior: pés, olhos, pele e sistema tempero-mandibular.
Ao longo do tempo estes desequilíbrios podem desencadear uma série de adaptações do sistema posturas. O nosso corpo tenta, em primeiro lugar, compensar (através de rotações, lateralizarão pronunciada, limitação de movimento, etc), no entanto, esta compensação mantém-se no tempo dando depressa lugar a sintomas como a dor crónica, dor lombar, dor nas articulações, oclusão dentária anormal, dislexia, dificuldades de aprendizagem, etc). Estes sintomas levam a uma vida limitada e, no caso dos atletas, também a rendimentos desportivos inferiores.
 Bioman-Balance_Imbalance
Antes da roda... 
Penso que todos concordamos que devia ser um pesadelo deslocar uma carga pesada, ou volumosa, antes de ser inventada a roda. Desde construir colinas para que o desnível permitisse deslocar a carga de forma mais facilitada, ao arrastar pelo chão com a força de animais ou mesmo pessoas, as soluções eram imensas e apenas limitadas à imaginação.
Sei exatamente o que isto é. Sou apaixonado pelo movimento e performance desportiva. Como consequência, procurava a correção dos movimentos e equilíbrios musculares dos meus clientes e atletas de todas as formas e mais algumas - sei o quão fundamentais são para a saúde e rendimento desportivo. Com mais de 14 anos de experiência devem calcular tudo o que experimentei. Exercícios unilaterais, exercícios complexos, exercícios ritmados, cargas diferentes, alongamentos analíticos, streching global ativo…já perceberam a ideia, a imaginação era o limite.
…depois da roda
Ah como a vida é boa depois da roda….Vai uma piramidezita de 146 metros de altura e com uma base que ocupa 6 campos de futebol? Ou então se calhar vamos daqui ali apenas umas 100 vezes mais rápido, que tal? Querem?
A roda está para a humanidade como a Posturologia está para as patologias e limitações derivadas de um sistema tónico-postural desequilibrado. Esta forma de tratamento não é uma nova medicina mas uma nova forma de ver a medicina alicerçada em 35 anos de estudos e alinhada com uma visão inteligente e crítica sobre o funcionamento do nosso corpo focada não nos sintomas mas no tratamento sobre as causas.
porquê a Posturologia?
Vida é movimento. Se queremos ter uma vida de qualidade, temos de ter um movimento de qualidade. Como falei em cima, recebemos informação do exterior através de diferentes captores sendo que os principais serão os pés e os olhos. Se a informação for recebida e tratada de forma deficiente, a nossa adaptação no espaço será também ela deficiente e a partir daqui é uma bola de neve. Para piorar as coisas, passamos 70% do tempo que estamos acordados na posição de sentados (mmmm..vou dar uma volta à mesa e já volto….) De regresso :)….Ok, a posturologia foca o seu tratamento sobre as causas e não sobre os sintomas procurando uma nova reprogramação do sistema postural. Esta reprogramação postural global é realizada através de um tratamento estruturado em diferentes fases e que muitas vezes começa com resultados logo na primeira sessão.
 image
Se, em pessoas normais, isto pode significar o desaparecimento da dor crónica, alinhamento corporal e outras adaptações positivas que resultam numa maior qualidade de vida, no atleta ganha ainda outra dimensão - um rendimento desportivo otimizado.
Um sistema postural corretamente calibrado, recebe as informações do exterior de forma otimizada o que terá um impacto direto e positivo no rendimento do atleta e na prevenção de lesões. Acompanho atletas de desportos unilaterais há já algum tempo e acredito que a Posturologia vem resolver um problema imenso neste tipo de desportos. Quantos e quantos atletas de Ténis, por exemplo, já não desistiram de torneios, e a meio de encontros, devido a dores nas costas inerentes ao seu desporto unilateral? Já olharam para um atleta de ténis ou golfe sem tshirt?
Esqueçam a roda, vamos voar?
Independentemente se somos atletas ou “pessoas normais” o nosso corpo é o nosso veículo para as nossas ações do dia a dia e é nele que vivemos.
Existe 85% de probabilidade de que quem está a ler o artigo tenha algum tipo de dor ou limitação derivada de um sistema postural desequilibrado. Existe 100% de probabilidade de que quem está a ler este artigo conhece alguém com o tipo de sintomas que descrevi aqui ou até que vá desencadear este tipo de patologias ele mesmo.
Pense nisto.
César Cerqueira,
Especialista em otimização do movimento e performance desportiva